A equipe da EMS Taubaté Funvic iniciou sua caminhada de sucesso no voleibol nacional junto com a cidade de Taubaté (SP) em 2013. Com um elenco modesto, a equipe iniciou sua história apostando em jovens e promissores atletas. A parceria inicial entre a Funvic e a Prefeitura de Taubaté era pavimentada e renderia um caminho de muitas conquistas.
Crescimento: Estreia na Superliga e os primeiros títulos estaduais
Já na temporada seguinte, 2014/2015, a equipe se reestruturou e passou a figurar com uma das principais forças do vôlei paulista. Se reforçou com quatro jogadores de seleção brasileira e entrou na disputa da Superliga Masculina, principal competição de clubes do país. Foi em 2014 que a equipe levantou seu primeiro troféu de expressão, conquistando o Campeonato Paulista.
Na temporada 2015/2016, a equipe continuou crescendo e conquistando títulos. Com cada vez mais atletas de alto nível em seu elenco, o time seguiu como a principal força paulista na modalidade, tendo conquistado o bicampeonato paulista e a Copa do Brasil de Vôlei, primeira conquista em âmbito nacional.
O projeto da equipe EMS Taubaté Funvic é referência de sucesso e planejamento bem feito. Contando com forte apoio de patrocinadores da iniciativa privada, o time é composto por diversos atletas Campeões Olímpicos e jovens valores. A prova dessa mentalidade vencedora são suas conquistas: vice-campeonato da Superliga, tetracampeonato Paulista e bicampeonato da Copa do Brasil.
Potência: Equipe se firma como uma das melhores do Brasil
A temporada 2016/2017 foi a que deu ao time do Vale do Paraíba o credenciamento definitivo de força nacional do voleibol. Com a conquista do tricampeonato paulista, o time deu mostras que não seria só um coadjuvante na Superliga. E nesta edição do campeonato nacional, chegou à inédita final, ficando com o honroso vice-campeonato.
Em 2017, o time já iniciou a temporada com a conquista do tetracampeonato Paulista, e é reconhecidamente um dos principais clubes do Brasil, tendo em seu elenco diversos jogadores da Seleção Brasileira, incluindo Campeões Olímpicos na Rio 2016.