EMS Taubaté Funvic - CAMPEÃO DO BRASIL

NOTÍCIAS

24 de junho de 2020
Vice-presidente do COB enaltece trabalho esportivo e educacional de Taubaté

Em recente entrevista, Marco La Porta teceu elogios ao sistema implementado por meio da EAFI/Sedes e do trabalho conjunto entre educação e esporte em Taubaté  

Em recente “live” realizada no último dia 22 de junho, o vice-presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Marco La Porta, elogiou o Programa Escola de Atletas e Formação Integral, da Prefeitura de Taubaté.

O dirigente concedeu entrevista ao Prof. Georgios Hatzidakis, no instagram do Panathlon Internacional Brasil (@panathlon_brasil), e citou a EAFI como um programa-modelo na questão da disseminação do esporte e dos valores Olímpicos aos estudantes no Brasil.

O COB mantém o Programa Transforma, que funciona como um braço da entidade na busca para realizar essa conexão direta com os estudantes. “O COB vai até as escolas municipais e ensina o professor a como trabalhar os valores Olímpicos durante a sua aula.”, explica Marco La Porta, que relatou sua experiência ao conhecer o modelo taubateano de fomento ao esporte por meio da educação:  

“Estive lá em Taubaté e conheci a Escola de Formação de Atletas, que é um projeto muito bom da Prefeitura de Taubaté, e nós estamos implementando o (programa) Transforma lá. Eu fiquei muito impressionado com o trabalho que é feito em Taubaté. E lá eles tem uma grande vantagem, a Secretaria de Educação e a Secretaria de Esportes trabalham juntas. (...) Então é muito simples, tem que trabalhar esporte e educação juntos.”, disse.  

O dirigente do COB frisou que a EAFI é um modelo de programa esportivo escolar efetivo no Brasil. “Eles têm lá dentro da escola uma turma que é só de atletas. Eles passam por uma detecção de talentos, e as aulas são montadas em função dos horários de treino. Esse modelo me fez lembrar bem do modelo que vi na Rússia, quando estive lá fazendo um curso. O que mais me impressionou foi quando eles apresentaram os números da performance escolar da turma de alunos-atletas, era superior da turma normal.”, destaca La Porta.

O Programa Escola de Atletas e Formação Integral (EAFI) é destinado para alunos regularmente matriculados nas escolas da Rede Municipal de Ensino para prática de modalidades esportivas olímpicas como: handebol masculino, atletismo feminino e masculino, judô feminino e masculino, basquete feminino, tênis feminino e masculino, voleibol feminino e masculino. E outras modalidades não olímpicas, como futsal masculino e feminino, além de esportes que possuem equipes profissionais ou encontram-se em fase de montagem de equipes.

O Programa Escola de Atletas e Formação Integral (EAFI)  abrange também a inclusão socioeducativa, a formação de equipes de base dos times profissionais da cidade, e a integração entre famílias, comunidade e escola, com vistas a proporcionar o desenvolvimento integral dos alunos enquanto cidadãos. 

PATROCINADORES MASTER
PATROCINADORES
MRV
INCENTIVADOS
Apoiadores
Plano de Saúde Oficial
Fornecedor de Uniforme Oficial