EMS Taubaté Funvic - CAMPEÃO DO BRASIL

NOTÍCIAS

30 de janeiro de 2021
EMS TAUBATÉ FUNVIC VENCE O PACAEMBU RIBEIRÃO E SEGUE NA VICE LIDERANÇA DA SUPERLIGA

Taubateanos fazem 3 sets a 0 no ginásio do Abaeté e chegam aos 39 pontos ganhos, se mantendo na vice-liderança do nacional

Jogando na tarde deste sábado, 30/01, o EMS Taubaté Funvic venceu o Pacaembu Ribeirão (SP) por 3 sets a 0 (parciais de 25x21, 25x21 e 25x20). O jogo foi válido pela 16ª rodada (5ª rodada do returno) da primeira fase da Superliga Banco do Brasil Masculina de Vôlei 2020/21.

Após quase duas semanas sem entrar em quadra, o EMS Taubaté Funvic retomou a sequência de vitórias, e chega agora aos 39 pontos ganhos, em uma campanha de 13 vitórias e uma única derrota.

O jogo: Com o desfalque de 6 atletas que testaram positivo para COVID, o técnico Javier Weber colocou em quadra uma equipe com formação inicial diferente: Bruno Rezende  (levantador), João Rafael (ponteiro, mas jogando de oposto), Bruno Biella (central), Maurício Souza (central), Douglas Souza (ponteiro), João Franck (ponteiro) e Maurício Borges (ponteiro, mas jogando como líbero).

Os atletas que desfalcaram o time neste sábado foram: Rapha (levantador), Lucão (central), Riad (central), Gabriel Cândido (oposto), Vitor Yudi (líbero) e Thales (líbero). Todos os atletas estão se recuperando bem, apenas com sintomas leves, cumprindo isolamento em casa e recebendo acompanhamento do Depto. Médico do clube.

O primeiro set começou equilibrado, com o EMS Taubaté Funvic forçando bem o saque e tendo bom aproveitamento no bloqueio. Mesmo com o Taubaté à frente do placar, o Pacaembu Ribeirão manteve a partida bem disputada, apostando no saque forçado. O Taubaté seguiu com bom volume defensivo e principalmente com as bolas do ponteiro Douglas Souza sendo decisivas. No final do set, o Ribeirão cresceu no bloqueio e diminuiu a diferença no placar. O Taubaté seguiu com maior volume de jogo e se manteve à frente, fechando em 25 a 21, em 23 minutos jogados.

O segundo set começou novamente equilibrado com as duas equipes buscando forçar o saque. O EMS Taubaté Funvic se impôs com boas sequências de saque, além da conexão Bruno-Douglas Souza, que funcionou muito bem durante todo o set. O bloqueio taubateano também foi decisivo no período, com destaque para o central Maurício Souza que se destacou neste fundamento. O técnico Javier Weber colocou em quadra os únicos dois reservas à disposição, Fabiano e Felipe Roque. Com mais volume de jogo defensivo e aproveitando bem as viradas de bola, o Taubaté fechou em 25 a 21, em 25 minutos jogados.

O terceiro set seguiu na mesma toada dos demais períodos, com o Taubaté comandando a partida. O time taubateano variou mais o saque e manteve o bom volume de jogo defensivo. Ribeirão buscou equilibrar as ações com boas bolas ofensivas, mas cometeu mais erros de saque e de recepção. O EMS Taubaté Funvic conseguiu manter o bom aproveitamento no bloqueio e fechou sem sustos em 25 a 20, vencendo por 3 sets a 0. O jogo teve duração total de 1h35.

O melhor jogador em quadra, premiado com o Troféu Viva Vôlei, foi o ponteiro Douglas Souza, do EMS Taubaté Funvic.

Os maiores pontuadores da partida foram João Rafael, do EMS Taubaté Funvic, e André Luiz, do Pacaembu Ribeirão, ambos com 16 pontos anotados.

Após a partida, o técnico Javier Weber  celebrou a vitória, principalmente pela situação extraordinária gerada pelos desfalques. “O time se comportou muito bem, jogou em função coletiva o tempo todo. Não foi fácil, pois além dos desfalqus, tivemos jogadores hoje que tiveram de executar funções que não são deles. Mesmo com essas improvisações, o time não perdeu forma, manteve um bom volume de jogo interessante. Hoje também nós voltamos a jogar após quase 20 dias sem jogar, superamos a falta de ritmo, e conseguimos colocar em prática as propostas para alcançar essa vitória.”, comentou.

Uma das mudanças que mais chamou a atenção no jogo deste sábado foi a escalação do ponteiro Maurício Borges como líbero. Sobre essa escolha, Weber explicou: “Acho que Borges nunca chegou a jogar de líbero na carreira dele. Mas mostrou que tem um grande futuro ali (risos). É um jogador de enorme qualidade qualidade técnica, recepciona muito bem, tem visão de jogo, então a escolha não foi difícil pela qualidade dele nesses fundamentos, e por não termos muitas opções mesmo. Preferi escalar o João Franck na posição de ponteiro, e o Maurício cumpriu muito bem sua função”.     

Próximo jogo: O EMS Taubaté Funvic volta a jogar na próxima quarta-feira, 03/02, quando visita o Minas Tênis Clube (MG), em Belo Horizonte, às 19h00. Este jogo é válido pela 15ª rodada e originalmente teria sido disputado em janeiro, mas foi adiado por conta dos casos de Covid no Taubaté.

SUPERLIGA BANCO DO BRASIL MASCULINA DE VÔLEI 2020/21
16ª Rodada / 1ª Fase / 2ª Turno
EMS Taubaté Funvic 3x0 Pacaembu Ribeirão (SP)
Data: 30/01/2021 (Sábado)
Horário: 16h30
Local: Ginásio do Abaeté (Taubaté-SP)
Transmissão: SporTV 2

FOTOS: Matheus Gentil/ Agência Maxx Sports

PATROCINADORES MASTER
PATROCINADORES
Apoiadores
Fornecedor de Uniforme Oficial